Diferentemente das placas mãe, processadores, etc. as impressoras tem um funcionamento basicamente mecânico, por isso podem ser consertadas com uma relativa facilidade. é muito mais fácil consertar uma impressora do que uma televisão por exemplo.
Temos aqui no Brasil um cenário no mínimo interessante quanto à manutenção de impressoras. As autorizadas, que supostamente deveriam dar uma assistência de boa qualidade, freqüentemente prestam péssimos serviços, e o pior, quase sempre cobram caro por eles, muitas vezes inviabilizando o conserto.
Abre-se então um grande campo de trabalho para os técnicos autônomos, que costumam ter uma quantidade relativamente grande de consertos de impressoras. O objetivo deste artigo é justamente dar alguns conceitos básicos sobre manutenção de impressoras jato de tinta.
Os principais componentes da impressora são a placa lógica, que coordena o trabalho da impressora, os motores, engrenagens e correias responsáveis pela movimentação do carro de impressão, o eixo por onde o carro se desloca, o carro de impressão em sí, onde vão os cartuchos, os botões de ligar, correr folha, etc., e as cabeças de impressão, que no caso das HP fazem parte dos cartuchos (são descartáveis) e nas EPSON fazem parte do carro de impressão (são fixas).